Seminário Dia “D” do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no PPGDC

No próximo dia 2 de agosto, ocorrerá o Seminário Dia “D” do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), de maneira associativa entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Uneb, LNCC, Uefs e Centro Universitário Senai Cimatec. O evento reunirá palestras, oficina e roda de conversa, das 8h às 17h30, no Auditório 2 da Faculdade de Educação (Faced) da Ufba, no bairro do Canela, em Salvador.

A atividade, gratuita, é aberta à comunidade interna e externa. As inscrições devem ser realizadas no link https://www.even3.com.br/dia-d-do-comite-de-etica-em-pesquisa-cep-no-ppgdc-473115/

O Dia “D” do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no PPGDC, visa apresentar o Sistema CEP/Conep para contribuir com a eticidade da pesquisa científica e proteger os participantes de pesquisa em seus direitos e garantias. O encontro pretende debater sobre os aspectos da integridade e ética da pesquisa científica com seres humanos, descrever os principais documentos obrigatórios e “pendências de repetição” em Protocolos de Pesquisa e demonstrar os procedimentos operacionais e fluxo do processo de submissão de Protocolos de Pesquisa na Plataforma Brasil.

O evento foi organizado pela necessidade de diminuir as chamadas “pendências de repetição” no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), que correspondem às principais pendências éticas que o CEP/Conep tem apontado nos seus pareceres dos protocolos de pesquisa. A intenção é auxiliar os pesquisadores na elaboração e submissão dos protocolos na Plataforma Brasil para reduzir os apontamentos éticos realizados pelo CEP/Conep e, com isso, acelerar o processo de tramitação dos protocolos na plataforma.

SOBRE O CEP:

O Comitê de Ética em Pesquisa é uma estrutura existente em todas as instituições que realizam pesquisa com seres humanos – bem como Conep é a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. O Sistema CEP/Conep tem por objetivo proteger os participantes de pesquisa em seus direitos e assegurar que os estudos sejam realizados de forma ética. A eticidade da pesquisa implica, necessariamente, em normas e parâmetros seguidos e os CEPs zelam por essa ética.