Impacto Social




3. Impacto na Sociedade    
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do Programa. 35% A produção intelectual (produção bibliográfica, técnicatecnológica e/ou artístico-cultural) deve enfatizar o benefício que a mesma traz para a formação de pessoas no nível de pós-graduação, no contexto do Programa. Será avaliada a produção intelectual mais relevante a partir dos 10 itens selecionados pelo Programa, levando em consideração as características e especificidades dos mesmos. Cada programa deve descrever os produtos detalhadamente no relatório, justificando o impacto e a relevância dessa produção intelectual (Anexo 7).
3.2. Impacto econômico, social, ambiental e cultural do Programa 40% A partir de 5 ações/produtos de ensino, pesquisa e extensão, selecionadas pelo Programa, de acordo com sua missão e seus objetivos, serão avaliados inserção, relevância e impactos positivos para o desenvolvimento social e comunitário, local, regional, nacional e internacional, com destaque para:
I. Impacto social: contribuição para o aprimoramento da gestão pública e social e a redução da dívida social, ou para a formação de um público que faça uso dos recursos da ciência e do conhecimento no melhoramento das condições de vida da população e na resolução dos mais importantes problemas sociais em diferentes escalas territoriais.
II. Impacto educacional: contribuição para a melhoria do ensino básico, técnico/profissional e superior, e para o desenvolvimento de propostas inovadoras de ensino.
III. Impacto tecnológico: contribuição para o desenvolvimento local, regional e/ou nacional destacando os avanços gerados nos diversos seguimentos da sociedade e/ou para a sociedade em geral; disseminação de técnicas e de conhecimentos, incluindo tecnologias sociais, para todos os setores da sociedade.
IV. Impacto econômico: contribuição para maior eficiência nas organizações públicas ou privadas, tanto de forma direta como indireta.
V. Impacto sanitário: contribuição para a gestão sanitária, bem como na formulação de políticas específicas da área da Saúde.
VI. Impacto cultural: contribuição para a formação de pessoas qualificadas para o desenvolvimento cultural, formulando políticas culturais e ampliando o acesso à cultura e ao conhecimento. Desenvolvimento de projetos que incentivam e fortaleçam processos de participação social e formação, visando o respeito à
diversidade, à pluralidade identitária e à tolerância social.
VII. Impacto artístico: contribuição para a formação de pessoas qualificadas para o desenvolvimento artístico, formulando propostas e produtos inovadores.
VIII. Impacto profissional: contribuição para a formação de profissionais que possam introduzir mudanças na forma como vem sendo exercida a profissão, com avanços reconhecidos pela categoria profissional.
IX. Impacto legal: contribuição para a formação de profissionais que possam aprimorar procedimentos e a normatização na área jurídica, em particular entre os operadores do Direito, com resultados aplicáveis na prática forense.
X. Impacto ambiental e desenvolvimento territorial: contribuição para o equilíbrio e sustentabilidade ambiental, conservação dos ecossistemas, aspectos socioambientais, manejo e recuperação do meio ambiente, valorizando a manutenção da biodiversidade,
da natureza e dos povos e comunidades tradicionais.
XI. Outros impactos pertinentes às características do Programa, tais como a atuação profissional dos egressos; a inserção, relevância e impacto de projetos de extensão; produtos, processos e serviços nas
comunidades.
Obs.: Cada item indicado deve vir acompanhado de uma breve descrição que justifique a indicação; elementos documentais que comprovem a realização do ato; repercussão; desdobramentos etc., conforme (Anexo 10). 
Destaca-se que os itens elencados acima descrevem os
diferentes impactos, mas a listagem não é exaustiva
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa. 25% 3.3.1. (60%) As dimensões internacionalização e inserção (local, regional, nacional) serão relativizadas e avaliadas de acordo com a missão e perfil dos Programas.
a) Para internacionalização:
I. Docentes participando como visitantes em Programas de IES ou centros de pesquisa estrangeiros ou organizações empresariais, governamentais e nãogovernamentais incluindo aqueles de países em menor grau de desenvolvimento econômico, como os da África e da América Latina;
II. Docentes com estágio pós-doutoral em IES ou centros de
pesquisa estrangeiros e/ou vinculadas a organizações empresariais e governamentais;
III. Recepção de professores visitantes estrangeiros no quadriênio;
IV. Intercâmbio de alunos com IES estrangeiras e outras instituições internacionais, sobretudo através de bolsassanduíche;
V. Orientação de alunos de origem estrangeira, incluindo aqueles de países em menor grau de desenvolvimento econômico, como os da África e da América Latina; 
VI. Titulação de alunos em cotutela com outros países;
VII. Intercâmbios envolvendo financiamentos/cooperações recíprocos entre parceiros;
VIII. Participação de docentes em bancas no exterior e participação de professores de instituições estrangeiras em bancas do Programa;
IX. Produção intelectual em cooperação com pesquisadores
estrangeiros;
X. Participação em projetos de cooperação internacional, incluindo aqueles com países em menor grau de desenvolvimento econômico, como os da África e da América Latina;
XI. Participação em editais internacionais;
XII. Participação de docentes e discentes em eventos científicos de caráter internacional;
XIII. Conferências e palestras no exterior;
XIV. Organização de eventos internacionais;
XV. Prêmios de reconhecimento internacional;
XVI. Financiamento internacional de atividades de Pósgraduação;
XVII. Participação em comitês editoriais, em revisão de publicações e em editoria de periódicos de circulação internacional;
XVIII. Publicação em periódicos com inserção/impacto internacional;
XIX. Participação em diretorias de associações e comitês
científicos internacionais;
XX. Participação em convênios baseados em reciprocidade na forma de redes de pesquisa, destino dos egressos, com indicadores de alunos que estão atuando em IES, em órgãos públicos, em Programas de Pós-graduação ou outras atividades profissionais de destaque no exterior.
Destaca-se que os itens elencados acima descrevem os diferentes impactos, mas a listagem não é exaustiva. 
b) Para Inserção local, regional, nacional:
I. Docentes participando como visitantes em Programas de IES ou centros de pesquisa regionais, nacionais ou organizações empresariais, governamentais e nãogovernamentais
II. Docentes com estágio pós-doutoral em IES ou centros de pesquisa nacionais e/ou vinculadas a organizações empresariais e governamentais;
III. Recepção de professores visitantes nacionais no quadriênio;
IV. Intercâmbio de alunos com IES nacionais e outras instituições nacionais;
V. Orientação de alunos de outras regiões do país, incluindo aquelas de menor grau de desenvolvimento econômico;
VI. Intercâmbios envolvendo financiamentos/cooperações
recíprocos entre parceiros regionais e nacionais;
VII. Participação de docentes em bancas no país e participação de professores de instituições nacionais em bancas do Programa;
VIII. Produção intelectual em cooperação com pesquisadores
nacionais;
IX. Participação de docentes permanentes e discentes/egressos em redes de pesquisa, programas, projetos e convênio oficiais de colaborações com entidades municipais, estaduais, regionais e nacionais;
X. Participação em editais de fomento nacionais e regionais
XI. Participação de docentes e discentes em eventos científicos de caráter nacional;
XII. Participação de discentes/egressos e docentes como conferencistas em congressos regionais e nacionais;
XIII. Organização de eventos regionais e nacionais;
XIV. Prêmios de reconhecimento regional e nacional;
XV. Financiamento regional e nacional de atividades de Pósgraduação;
XVI. Participação de docentes permanentes e discentes/egressos como membros de Comitês de Agências de Fomento e Comissões municipais, estaduais, regionais e nacionais;
XVII. Participação de docentes permanentes como Editores e
como membros de Corpo Editorial de periódicos regionais e nacionais;
XVIII. Participação de docentes permanentes na gestão de
entidades acadêmico-científicas e profissionais (associações científicas, academias brasileiras, conselhos, comissões nacionais e outros);
XIX. Ações de interiorização visando a diminuição das assimetrias regionais;
XX. Participação em convênios baseados em reciprocidade
na forma de redes de pesquisa, destino dos egressos, com indicadores de alunos que estão atuando em IES, em órgãos públicos, em Programas de Pós-graduação ou outras atividades profissionais de destaque regionais e nacionais;
XXI. Articulações com movimentos e organizações sociais;
XXII. Adoção de políticas de ações afirmativas;
Destaca-se que os itens elencados acima descrevem os
diferentes impactos, mas a listagem não é exaustiva.
3.3.2. (40%) Quanto à visibilidade:
A visibilidade deverá estar atrelada às ações de internacionalização e regionalização do programa, as quais deverão ser passíveis de identificação na página web, com destaque para as ações de cooperação e de reconhecimento da qualidade do programa (premiações, bolsas, financiamentos, etc). Adicionalmente, os seguintes itens serão avaliados:
A manutenção de uma página web atualizada do Programa, com informações acessíveis e transparentes para o público em geral, contendo: apresentação da proposta, áreas de concentração, linhas de pesquisa, corpo docente, matriz curricular, regimento e editais de seleção. É verificada a disponibilização online das teses, dissertações ou equivalentes.
Preferencialmente os sítios da internet dos Programas devem
ser disponibilizados em mais de um idioma. Recomenda-se
um terceiro idioma com base no perfil do programa.
Há outras ações que promovem a visibilidade do Programa
como: entrevistas, premiações, participação em programas de
TV e de rádio e diferentes mídias, redes sociais, promoção de
eventos e participação em bancas e palestras nacionais e
internacionais, assessorias e consultorias etc

 

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