GT de Internacionalização
Profa. Dra. Aliger Pereira, Prof. Dr. Alfredo Matta, Prof. Dr. Antonio Carlos Souza,
Prof. Dr. Márcio Valença Araújo, Profa. Dra. Natália Coimbra de Sá
DIMENSÃO | PRINCÍPIO/POLÍTICA | INDICADORES |
PESQUISA - Abrange as atividades de pesquisa desenvolvidas por grupos e/ou indivíduos vinculados aos PPGs que tenham caráter de cooperação internacional.
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Desenvolver projetos de Pesquisa com financiamento internacional. | Projetos de Pesquisa financiados por agências e organismos estrangeiros: lista de projetos com o montante de recursos, docentes e discentes envolvidos. |
Realizar projetos de Pesquisa com equipe internacional. | Projetos de pesquisa que tenham membros (docentes e discentes) participantes de instituições estrangeiras, lista de projetos indicando equipe. | |
Participar de projetos de pesquisa realizados no exterior. | Projetos de pesquisa do programa sediados e/ou coordenados em instituições estrangeiras e/ou internacionais, lista de projetos indicando equipe. | |
PRODUÇÃO INTELECTUAL
Compreende as atividades de produção intelectual desenvolvidas por docentes e/ou discentes vinculados aos PPGs que revelam o estabelecimento de cooperação internacional. |
Estimular a produção intelectual em veículos de circulação internacional. | Publicações de circulação internacional dos docentes permanentes, de discentes/egressos do Programa no quadriênio. Lista da produção intelectual de maior impacto. |
Estimular a produção intelectual com coautoria de pesquisadores sediados em instituição estrangeira. | Produtos envolvendo docentes e discentes/egressos de PPGs em autoria/coautoria com pesquisadores sediados em instituições estrangeiras. Lista de produção bibliográfica, técnica e tecnológica de maior impacto. | |
Estimular a produção intelectual resultante de projetos de pesquisa internacionais colaborativos. | Produtos envolvendo docentes e discentes de PPGs que sejam resultantes do desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras. | |
MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA Trata das iniciativas de mobilidade de discentes e docentes dos PPGs estabelecendo trocas com instituições estrangeiras, enviando e recebendo pessoas, fomentando o trabalho em parceria e o aprendizado de diferentes saberes, metodologias, qualificando o processo de pesquisa e as interações estabelecidas entre as instituições.
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NO BRASIL | |
Acolher nos Programas docentes ou pesquisadores visitantes em estágio pós-doutoral estrangeiros
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Docentes ou pesquisadores visitantes estrangeiros recebidos pelo PPG no quadriênio. Lista com instituição de origem e atividades desenvolvidas no programa. | |
Pesquisadores estrangeiros em estágio pós-doutoral recebidos pelo PPG no quadriênio. | ||
Receber discentes estrangeiros regulares no Programa. | Discentes estrangeiros regulares no Programa no quadriênio. | |
Fomentar a participação de docentes/pesquisadores estrangeiros como membros de bancas de defesa de teses. | Docentes/pesquisadores estrangeiros que participaram como membros de bancas de defesa de teses no Programa durante o quadriênio. | |
Proporcionar a recepção de pós-graduandos estrangeiros para visitas técnicas, missão de curta duração, doutorado sanduíche nos Programas de Pós-Graduação no Brasil. | Discentes estrangeiros recebidos pelo Programa em visitas técnicas, missão de curta duração, doutorado sanduíche durante o quadriênio. | |
NO EXTERIOR | ||
Incentivar docentes permanente e discentes a realizar estágio/treinamento, visitas técnicas, reuniões de pesquisa e cooperação científica e tecnológica em instituição estrangeira. | Docentes permanentes e discentes do Programa que realizaram estágio/treinamento, visitas técnicas, reuniões de pesquisa e cooperação científica e tecnológica em instituição estrangeira no quadriênio | |
Estimular docentes e egressos do Programa a participar estágio de pós-doutoral/ou estágio sênior no exterior. | Docentes e egressos do Programa que realizaram estágio de pós-doutoral/ou sênior no exterior no quadriênio | |
Estimular a orientação e coorientação de docentes permanentes em Programas de Pós-Graduação no exterior. | Docentes permanentes que no quadriênio tiveram orientação ou coorientação de discentes em Programas no exterior. | |
Valorizar a atuação de docentes com participação em atividades acadêmicas no exterior (docência, seminários, bancas, comissões, processos seletivos). | Docentes permanentes do Programa que durante o quadriênio desenvolveram atividades acadêmicas no exterior (docência, seminários, bancas, comissões, processos seletivos). | |
Estimular docentes e discentes a participarem da organização de eventos acadêmico-científicos no exterior. | Docentes permanentes e/ou discentes e egressos do Programa que participaram da organização de eventos acadêmico-científicos no exterior durante o quadriênio. | |
Estimular a participação de docentes permanentes em comitês editoriais e em editoria de periódicos do exterior. | Docentes permanentes do Programa que participaram durante o quadriênio em comitês editoriais e em editoria de periódicos do exterior. | |
Motivar docentes do Programa a participarem de comitês e diretorias de associações, sociedades científicas e programas internacionais. | Docentes permanentes do Programa que durante o quadriênio participaram de comitês e diretorias de associações, sociedades científicas e programas internacionais | |
Valorizar premiações internacionais de docentes e discentes, que tenham relação com as atividades de ensino, pesquisa e orientação desenvolvidas no Programa. | Docentes permanentes e discentes/egressos do Programa, que no quadriênio obtiveram premiações relevantes para a área | |
Valorizar docentes e egressos em cargos relevantes voltados para a política de educação e/ou ciência e tecnologia em agências internacionais. | Docentes permanentes do Programa, que no quadriênio, ocuparam cargos relacionados às políticas de educação e/ou ciência e tecnologia em agências internacionais. | |
Estimular a participação de docentes permanentes do Programa como conferencistas ou palestrantes em eventos científicos internacionais relevantes. | Docentes permanentes do Programa que, no quadriênio, atuaram como conferencistas ou palestrantes em eventos científicos internacionais relevantes para a área. | |
Proporcionar a mobilidade em nível internacional, enviando os pós-graduandos do Programa (notadamente doutorandos, para estágio sanduíche). | Discentes de doutorado do Programa que fizeram doutorado sanduíche no exterior durante o quadriênio. | |
CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS Abrange planejamento estratégico, autoavaliação e atividades de governança que demonstram o compromisso institucional com a internacionalização.
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Valorizar a inserção de ações voltadas à internacionalização no Planejamento Estratégico Institucional.
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Planejamento estratégico institucional contendo objetivos, metas e ações de internacionalização a serem desenvolvidas. |
Estratégias institucionais para apropriação do conhecimento adquirido pelo discente ou docente após o retorno ao país. | ||
Valorizar a inserção de ações voltadas à internacionalização no Planejamento Estratégico do Programa. | Planejamento estratégico do PPG contendo objetivos, metas e ações de internacionalização a serem desenvolvidas. | |
Promover a visibilidade do Programa | Página eletrônica em língua estrangeira (adequada ao perfil do programa), com linguagem acadêmica adequada para o programa e para a universidade. | |
Promover a transparência ativa de acesso ao Programa.
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Processo seletivo que permita a participação de discentes estrangeiros (inclusive por meios remotos). | |
Escritório/departamento de relações internacionais responsável por convênios e acordos bilaterais e multilaterais, que sejam capazes de apoiar a recepção de docentes e discentes estrangeiros | ||
Políticas e práticas institucionais para receber, alojar e acomodar discentes, pesquisadores e docentes estrangeiros | ||
Oferecimento de cursos de línguas para receber discentes, pesquisadores e docentes do exterior (língua portuguesa) e para enviar discentes, pesquisadores e docentes para o exterior (línguas estrangeiras) | ||
Oferecimento disciplinas em língua estrangeira. | ||
Estimular programas de cotutela e dupla diplomação em parceria com instituições estrangeiras.
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Discentes em cotutela e dupla titulação no exterior durante o quadriênio. | |
Discentes que obtiveram dupla titulação no quadriênio. |
Português, Brasil