Defesa de Tese - Corpo como matriz de Análise Cognitiva: um estudo da memória corporal na arte terapêutica para difusão do conhecimento

DEFESA DE DOUTORADO

DISCENTE: GEDALVA NERES DA PAZ

DATA: 08/06/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Corpo como matriz de Análise Cognitiva: um estudo da memória corporal na arteterapêutica para difusão do conhecimento

RESUMO:

A tese Corpo como matriz de Análise Cognitiva: um estudo da memória corporal na arteterapêutica para difusão do conhecimento está baseada nos estudos da Neurociência, Psicologia Cognitiva e Análise Cognitiva. A construção do conceito Corpo Cognitivo tem como intuito ajudar no processo da vida e proporcionar o repensar questões aparentemente normais, cotidianas e legitimadas, porém colonizadoras, discriminatórias e silenciadoras. A problematização desse conceito Corpo Cognitivo é ligada diretamente ao estímulo da autoestima, da vida, da valorização pessoal, da descoberta de potencialidades individuais, autorrespeito e autocuidado. Assim como auxiliar a percepção dos processos de alienação, negação, sabotagem, prostração, postergação e subalternidade. E promover a compreensão das questões discutidas na sociedade contemporânea localizadas no corpo como: feminicídio, feminismo, machismo, exploração, etnia, ética, educação, política, enfim tudo que reverbera no corpo e tudo está contido nos corpos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a consciência corporal como matriz de análise cognitiva para o autoconhecimento, a partir da memória, vivências, experiências de movimento, expressão corporal e poética artística. Nesta perspectiva, a tese amplia o campo de alcance para as pessoas que querem se autoconhecer, não apenas quando despertar o desejo de fazer terapia/ autoconhecimento em set terapêutico, mas poder estimular, provocar, convidar os corpos a desabrocharem em diversos lugares, áreas de conhecimento, comunidades ou espaços acadêmicos. Da mesma forma proporcionar a inclusão do tempo no mundo capitalista nos espaços de educação formal e não formal, para que as pessoas possam pensar com e para o Corpo. A investigação viabiliza o acesso, a discussão e inclusão do corpo em encontros, eventos, congressos, seminários, reuniões, espaços de saberes formais, comunitários, grupos de movimentos presenciais e virtuais. Esta é uma proposta curricular, política e teórica-metodológica. A pesquisa é multirreferencial e interdisciplinar com base epistemológica da hermenêutica fenomenológica do acontecimento que envolve os corpos de crianças, mulheres e todos os seres humanos que desejam descobrir e resgatar suas potencialidades cognitivas, históricas, culturais e ancestrais. A pesquisa foi baseada em questionamentos prévios e em outros que surgiram a partir da metodologia coadjuvante Psicocorpoética que foi desenvolvida nos encontros do grupo focal de movimento corporal e produção criativa, autoral e arteterapêutica. A realização desse processo teve como objetivo observar, analisar cognitivamente e registrar a relação corporal na produção artística desenvolvidas por orientação de técnicas da arteterapêutica por meio de símbolos, atitudes, expressividade individual e coletiva. Os membros do grupo se ajudaram mutuamente, pois cada história complementa e auxilia a constituição das narrativas e das lembranças. Para fundamentar os estudos da cognição humana, análise cognitiva e transdução para Psicocorpoética tomo com referência BURNHAM, Teresinha Fróes, VARELA, Francisco, J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor, TEIXEIRA, João de Fernandes, MATURANA R., Humberto. Em cultura DAMATTA, Roberto, GROSFOGUEL, Ramón, HALL, Stuart. ZERBO. Joseph Ki‑, OLIVEIRA, Eduardo. No trabalho realizado com o grupo-pesquisador (GAUTHIER, 2012), quando as narrativas são apresentadas pelos participantes, não é feita classificação nos resultados de certo ou errado ou considerações finais. Não há uma opinião majoritária ou diretiva, todos são acolhidos em seu saber e atravessados por múltiplos horizontes culturais. Assim acontece o acesso do corpo nos corpos que reativa os valores civilizatórios e transdução da memória ancestral. A partir o reconhecimento mútuo e da junção entre os saberes popular, acadêmico e cultural.

PALAVRAS-CHAVE:

PALAVRA-CHAVE: CORPO COGNITIVO, ANÁLISE CONGNITIVA AUTOCONHECIMENTO, MEMÓRIA, CULTURA, ANCESTRALIDADE. 

PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI
Interno(a) - 113.125.645-04 - LELIANA SANTOS DE SOUSA - UNEB
Interno(a) - 3298321 - URANIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - LUIZ GUSTAVO LIMA FREIRE
Externo(a) à Instituição - MARGARETE DE SOUZA CONRADO - UNEB

Data da Defesa: 
terça-feira, 8 Junho, 2021 - 16:00