Maria Cândida Arrais de Miranda Mousinho

Descrição:

Doutorado em Ciência, Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese, escrita em português e em inglês sobre cooperação internacional em energias renováveis. Foi orientada por Ednildo Andrade Torres e Silvio Beisl Vieira de Melo, professores da UFBA, e coorientada por Dinanbadhu Sahoo, professor da Universidade de Deli e diretor do Instituto de Biorrecursos e Desenvolvimento Sustentável (IBDS/Índia). Na graduação em Turismo foi a estudante laureada pela Universidade Salvador (Laureate Universities) e foi aprovada em primeiro lugar na seleção pública para bolsistas de nível superior do Banco do Nordeste do Brasil enquanto ainda fazia o curso de graduação. Tem mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Salvador, para o qual recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Após concluir o mestrado, foi selecionada, junto com outros dois brasileiros, para o curso Managing Global Governance no Deutsche Institut für Entwicklungspolitik, o qual está entre as seis mais influentes instituições think tanks do mundo. Participou do curso International Futures na Academia de Formação de Diplomatas em Berlim e foi fellow na sede da Universidade das Nações Unidas com um projeto sobre energia e governança. Tem experiência, como voluntária, no setor público, no setor privado e no terceiro setor. Atualmente é professora no Instituto Federal da Bahia e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Publicou artigos, organizou livros e tem participado em diversos cursos, conferências, workshops e seminários no Brasil e no exterior. Suas áreas de interesse e expertise são cooperação energética, energias renováveis, desenvolvimento regional, meio ambiente, relações internacionais, governança global, turismo e educação.

Instituição:
IFBA