Português, Brasil
Em tempos que se abrem novos horizontes com a recente derrota da ultradireita nos Estados Unidos da América, o despertar da América Latina e as possibilidades de controlarmos a pandemia, quer seja pelo investimento em pesquisa para o enfrentamento à Covid-19, quer seja pelo caminho do ensinamento e do aprendizado convidamos a todas/os/es vocês a celebrarem conosco o II Seminário Interno do Grupo Enlace.
Por compreendermos que a nossa existência em 10 anos de vida se fez em Alianças, Conexões e Compromissos, os temas que serão abordados por nossos/as convidados/as em nossas mesas e apresentações culturais terão estes mesmos sabores/ odores/toques/visões/escutas sob a tutela de suas experiências, em processos de subjetivações e trajetórias profissionais.
O tema “Alianças, Conexões e Compromisso” significa o “fazer-fazer” em nossas caminhadas cotidianas. São também atos acadêmicos e ativistas que nos impulsionam a superação deste mundo destrutivo. Por vezes, o nosso tema é um conhecimento tácito, desenvolvido em atos performativos intuitivos ou mesmo intencionais para a construção de uma “feitura”. Possivelmente, neste momento distópico devemos nos interpelar pela qualidade desta nossa feitura. Com isto, enfrentarmos com bravura a necessidade que se impõe, como nos diz Haraway: “viver e morrer com dignidade” e como nos narrou Conceição Evaristo em seu conto “a gente combinamos de não morrer”.
Formar alianças, conexões e compromissos são atos de bravuras, com efeito, seguimos no ato de enlaçar cores que se reinventam em conexões, que sofrem transduções, que se multiplicam em multiespécies, que coexistem e resistem no mundo.
Assim, iremos no trilhar do espiral e do desejo de formar “parentes”, fractais e sororidades, de tornar as nossas mesas e apresentações culturais abertas ao grande público
A solicitação reúne o ato de transmutar o conhecimento tácito em conhecimento explícito e com isto, assegurarmos a gestão do conhecimento em eventos acadêmicos na Universidade