Ata de reunião da linha 1 do dia 20/10/2020

Português, Brasil

ATA – Reunião de Linha 1 – PPGDC/DMMDC

 
Data: 20/10/2020
 
A referida reunião, cujo objetivo central está em discutir sobre a construção de
conhecimento através da tríade cognição, linguagens e informação, contou com novas
apresentações discentes com temáticas distintas, extensão universitária e inclusão
educacional, mas que dialogam no que tange a diversidade da linha. A primeira
apresentação, da discente Maria Celeste, intitulada ECOLOGIA DA EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA: Encontro com a Educação Básica, envolveu uma discussão sobre
seu objeto de estudo – a extensão universitária – trazendo seu papel de princípio
formativo e de mediação entre o ensino e a pesquisa. Assim, a discente mostrou como
hipótese de pesquisa que programas institucionais e pedagógicos voltados à educação
básica que possuem apenas um caráter técnico-científico cumprem parcialmente seus
propósitos. Neste sentido, o objetivo de seu trabalho está em compreender como as
atividades extensionistas estão estruturadas nos programas universitários que
dialogam com a educação básica e como estes modificam as estruturas cognitivas dos
sujeitos envolvidos. Em suma, Maria Celeste propõe uma ecologia cognitiva para uma
extensão universitária transdisciplinar, embasada nos teóricos Pierre Levy, Freire, Boa
Ventura de Souza Santos, D’Ambrósio e Galeffi.
Na sequência tivemos a apresentação da discente Jaci Leal, com seu projeto de
pesquisa denominado A PRODUÇÃO ESCRITA DO ALUNO SURDO: As estratégias
de referenciação responsáveis pelo sentido dos textos em L2. Fruto de sua
trajetória pessoal (ao possuir um sobrinho surdo) e profissional através do ensino de
estudantes surdos a pesquisadora visa compreender como os surdos constroem
sentido nos textos e investigar quais as estratégias de referenciação para isso. Sua
perspectiva é de construir pontes para uma verdadeira educação inclusiva.
Ao final das exposições, houveram contribuições para os apresentadores através de
dicas de estratégias para a condução de suas pesquisas e de novos autores para
serem inseridos em suas fundamentações teóricas além da retomada da discussão
sobre os processos de construção de conhecimentos elaborados.
FREQUÊNCIA
1. Alvaro Adriazola
2. Antônia Santos
3. Dante Galeffi
4. Érica Correia
5. Elias Antônio
6. Jaci Leal
7. Jaildon Jorge
 
8. Lela Queiróz
9. Maria Celeste
10. Urânia Maia