Português, Brasil
Ata – 4ª Reunião Virtual de Linha 1 de 2020 – PPGDC/DMMDC
Data: 22/09/2020
A referida reunião, cujo objetivo maior concentra-se em sugerir aportes teóricos que contemplam a estrutura da linha de pesquisa para os discentes bem como dialogar/discutir suas pesquisas, se realizou a partir da apresentação dos discentes: Alexsandro Marques e Jaildon Jorge. Quanto à apresentação de Alexsandro Marques (orientando de Eduardo Oliveira Chagas) cuja pesquisa intitula-se ATELIÊ FILOSÓFICO: PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA DO AUTOCONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES contemplou que seu objetivo está em compreender as implicações de oficinas experimentais de filosofia, aliada à prática de meditação, para desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento na formação de professores. A problemática dessa pesquisa levanta a seguinte questão: “como se mostra” as implicações de uma aprendizagem filosófica do autoconhecimento no processo formativo de estudantes em formação em cursos de licenciatura? O discente descreve que o lócus é o projeto de Extensão “Ateliê Filosófico” em desenvolvimento na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no Vale do Jiquiriçá-Ba, mais especificamente no município de Amargosa-BA tendo como sujeitos estudantes de licenciatura participantes do referido projeto. O referencial teórico-epistemológico está implicado na TeoriAção Polilógica ou Teoriação da Transformatividade Humana Transmoderna (GALEFFI, 2018) apontando que o autoconhecimento é perspectivado a partir da noção de “aprendizado de si” o qual o discente vem elaborando e que foi publicado uma primeira versão na obra Transciclopédia (2020). Na sequência, tivemos a pesquisa de Jaildon Jorge, intitulada DA MONOVISÃO À COSMOVISÃO: A COMPLEXIDADE DO APRENDER A TRANSVER AS IMAGENS (PEGAR A VISÃO) NOS COLETIVOS CRIATIVOS SOB A ÉGIDE DOS OLHARES POLIPERSPECTIVADOS cuja abordagem central se sustenta na verificação de como o arte/educador (artes visuais) junto com os sujeitos aprendentes por intermédio das experiências com os coletivos criativos sob a égide dos olhares poliperspectivados, criam, constrõem e difundem conhecimentos e saberes imagéticos (visuais) complexas, conscientizadoras, críticas, interativas, colaborativas, inclusivas, libertadoras, emancipadoras e transformadoras.
Após as apresentações, algumas considerações foram feitas pelos que foram afetados com a proposta e acolhidas e anotadas pelos discentes pesquisadores.
Frequência:
Adriana Bittencourt
Alex Marques
Alvaro Adriazola
Antônia Santos
Dante Galeffi
Elias Antônio
Érica Correia
Jaci Leal
Jaildon Jorge
Jéssica Plácido
Lela Queiroz
Maria Mercedes