Pós-doutora pela Universidade do Minho (Portugal) em Estudos da Criança, área de especialização Sociologia da Infância, onde realizou um Estágio Sênior em Pesquisa no Centro de Investigação em Estudos da Criança. Dividiu-se entre Portugal, França e a Itália onde desenvolveu estudos no campo das Pesquisas com crianças. Trabalhou em projetos educacionais na Itália e frequentou cursos na Università degli Studi di Torino e na Universidade do Minho. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Tem experiência acadêmica e profissional na área da Educação, atuando na Educação Infantil como professora e coordenadora pedagógica. Foi avaliadora de curso de Pedagogia no Ministério da Educação e Cultura e professora no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da UNIT, onde realizou pesquisa e trabalhou na implantação do Mestrado em Educação. É professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, atuando principalmente nas seguintes linhas: infância, afetividade, ensino e aprendizagem, formação de professor. É autora dos livros: ?A emoção na sala de aula?; ?Identidade e Autonomia em crianças?; ?A vida afetiva da criança?, "Educação e Formação: diferentes contextos (org.)" tem também diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros publicados.